Rio Guadiana

IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE INCLUSÃO PELA CULTURA NO ALENTEJO CENTRAL: VERTENTE AUDIOVISUAL, Lote 3

IDENTIFICAÇÃO: FIKE / SOIR Joaquim António d’Aguiar

O quê: realização do filme O Rio Guadiana (título provisório) a partir da ação de inclusão pela cultura no  Alentejo central: vertente Audiovisual, lote 3, correspondente ao concelho do Alandroal, cujo público-alvo são os idosos do concelho.

Como: mobilizar e valorizar o conhecimento dos idosos e  as suas vivências com  o rio  Guadiana no passado e proporcionar-lhes  oportunidades de revisitação de manifestações culturais através do registo no cinema documental, e de estabelecer o diálogo intergeracional com o público em geral pelo meio da ação, neste caso a realização de um filme documentário onde se reúnem as histórias e saberes dos idosos.

Objetivos  da  ação  (resultados a alcançar):  promover  a  inclusão  dos  idosos  pelas  conversas  sobre  o  rio  numa importante  partilha  de conhecimento tradicional local  e  artístico num  processo de mediação para  a inclusão  pela cultura  em que  os idosos são participantes ativos enquanto público  e  protagonistas  na  produção do conhecimento deste território.

Descrição da ação: a ação/atividade a executar é a realização de um documentário  cinematográfico  cujo tema é  o  rio Guadiana, o património natural e cultural do território abrangido pela proposta no concelho do Alandroal a partir do conhecimento dos idosos do concelho do Alandroal e  das  suas  aldeias ribeirinhas.  Para a realização  do documentário serão  feitas visitas  e  recolhas de testemunhos junto dos idosos, nas aldeias, centros de dia, associações de reformados.  Essa recolha  acontece no  momento intermédio,  e termina com  a  apresentação do filme junto das mesmas populações, no momento final.

Vertente: Audiovisual, a subárea artística em que se baseia para a promoção da inclusão social do grupo alvo é o cinema/documentário.

COVID19 em todos os momentos de implementação da acção serão respeitadas as recomendações para prevenção de propagação da COVID19 da DGS e promovido o uso EPI adequado.

Ação desenvolvida no âmbito do Projeto Intermunicipal de Inclusão pela Cultura, promovido pela CIMAC

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 por FIKE | Todos os direitos reservados.