Cine Amazônia - Festival de Cinema Ambiental (Brasil)
Logo-Cineamazônia.png

Desde 2003, o Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, tem colocado a natureza no lugar que ela merece: em primeiro plano, fazendo dela a estrela principal de um dos mais importantes festivais de cinema da Região Amazônica.

O objetivo central do Cineamazônia é fazer a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, legendados ou narrados na Língua Portuguesa.

Mais que apenas a exibição de filmes, o Cineamazônia também tem como missão a integração social através do cinema. Para alcançar isso, não se limita às salas de cinema convencionais e vai até onde a comunidade está.

Adquiriu o formato itinerante, levando cultura à comunidades esquecidas pelos grandes centros Cultura e Cinema. Em comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, nas praças centrais e nos subúrbios das cidades e nas margens dos rios da Amazônia, nos terreiros de umbanda, nas escolas públicas, nos circos e campos de pelada, não há local em que o festival não vá por entender que não se deve haver fronteiras entre as pessoas e o cinema.

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, acredita que o meio ambiente não existe somente através da produção independente de trabalhos audiovisuais, mas como um espaço de várias cenas e um objetivo comum: colocar a arte e a técnica da sétima arte a serviço da preservação da natureza e da sustentabilidade da vida no planeta.

cineamazonia.com.br