JÚRI OFICIAL \\ 

SERGIO BENVENUTO SOLÁS

 

Sergio Benvenuto Solás é programador e assessor do FIC GIBARA - Festival Internacional de Cinema de Gibara (CUBA).

Foi director e co-fundador do Festival Internacional de Cinema Pobre (2003-2011, CUBA). Colaborou em diversos argumentos e assistente de realização de Humberto Solás nas suas duas últimas longas-metragens, Miel para Oshún (2001) e Barrio Cuba (2005).

CARLA OSÓRIO

 

Carla Osório é fotógrafa documental, produtora cultural, produtora e distribuidora de cinema e audiovisual. Mestre em Ciências da Comunicação, Média e Cultura. Actuou como consultora da Unesco no Brasil. Possui vasta experiência em estudos étnicorraciais e actuação destacada em entidades da sociedade civil. Actualmente é CEO da Livres Filmes. 

KYRYLO MARIKUTSA

 

Kyrylo Marikutsa, é Director da KyivMusicFilm e do KISFF. Co-ofundador e Director do festival de Kyiv International Short Film Festival (KISFF), o maior festival internacional de curtas-metragens da Ucrânia desde 2012. O KISFF descobre novas formas e métodos de fazer filmes na Ucrânia e no exterior e apresenta um amplo panorama de curtas-metragens. Trabalha no projecto ‘KyivMusicFilm’ - uma distribuidora independente de documentários sobre música e cultura. A KyivMusicFilm é também a primeira empresa na Ucrânia focada em conteúdos de cinema e outros eventos, e ainda, em  exibições para o público ucraniano, de ópera, balé, concertos musicais, filmes clássicos e outros conteúdos para o grande ecrã. A KyivMusicFilm também organiza um festival de cinema sobre música e cultura ‘INTRO’.

ANNA DA PALMA

 

Anna Da Palma nasce em Lisboa e aos 12 anos parte para o norte de França. Mais tarde, e durante 30 anos, vive em Paris, onde é 1era assistente de realização. Faz o “Grande Atelier d’Ecriture” da FEMIS e começa a escrever os seus argumentos, e os de outros realizadores. É também script doctor para cinema ou televisão. Realiza curtas e uma média metragem para o canal ARTE. Assim como “Sem Ela”, a longa-metragem. Todos selecionados em festivais, esse filme ganhou o Prémio Revelação nos Caminhos do Cinema Português. Anna é também professora de “Acting front of camera”, de Mise em scène e de Escrita de Argumento, em França e em Portugal. Tem neste momento vários projectos de longas-metragens cuja histórias se passam em Portugal.

VÍTOR MOREIRA

 

Vitor Moreira foi um dos fundadores do FIKE-Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, do qual foi Director Técnico e programador durante mais de 10 edições. 

Foi membro do Júri em vários festivais de cinema nacionais e internacionais como Festival Ibérico de Curtas Metragens - (Badajoz), Caminhos do Cinema Português (Coimbra) ou Vídeo Ambiente (Portalegre). Licenciado em Realização de Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e Mestre em Educação em Artes Visuais pela Universidade de Évora, trabalha desde 1984 em montagem e anotação de Cinema e Vídeo. Como cineasta escreveu e realizou diversos filmes, entre os quais 9 ficções e 1 documentário que lhe proporcionaram vários prémios em Festivais Internacionais de Cinema.  Entre 2011 e 2015 foi fundador, director e programador do projecto pioneiro em Évora, "CASA DA Zorra - Espaço Cultural”, tendo sido responsável por inúmeros eventos culturais de cinema, música e educativos com enorme impacto na cidade. 

Radicado na Suécia desde 2015, tem colaborado com festivais de cinema e desenvolvido diversas formações em Acting para a Câmara e Edição em Malmö, Suécia e Oslo na Noruega.

sergio solas_foto1.jpg
Carla Osório1.jpg
Kyrylo Marikutsa.png
anna da palma.jpg
vitor moreira.jpg
ASSESSORIA DO JÚRI  

CRISTIANA GIUSTINO

 

Cristiana Giustino é gestora e produtora cultural com experiência no desenvolvimento e produção de eventos e conteúdo no Brasil, Itália e Portugal. Integra as equipas de programação do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Portugal, desde 2019) e Agenda Brasil – Festival Internazionale di Cinema Brasiliano (Itália, desde 2017). Em 2020 participou do júri do 6º CineEMA - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Brasil). Já actuou em variadas funções de produção em festivais, como no Brazilian Film Festival of Miami, Brazilian Film Festival of NY, Festival do Rio - Rio de Janeiro International Film Festival e  MOTELX - Lisbon International Horror Film Festival. 

cris site2.jpg